PUBLICIDADE

Pesquisa aponta que 75% das famílias têm dificuldades para encerrar o mês com a própria renda

PUBLICIDADE

A empregada doméstica Margareth Barboza Costa, de 37 anos, está entre os milhões de brasileiros que fazem acrobacias com seu orçamento mensal. Ela faz parte dos 75% de famílias brasileiras que têm dificuldades de chegar até o final do mês com a própria renda, como mostra a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009, divulgada hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Margareth é casada com um funcionário de um supermercado e tem dois filhos: um de 10 anos de idade, que ainda é estudante, e outro de 22 anos, que já concluiu a educação básica, mas está desempregado.

"Temos muita dificuldade. As coisas estão muito caras hoje em dia. Todo mês, a gente tem que fazer uma continha e acaba deixando de pagar alguma coisa. No mês seguinte, a gente tem que voltar a fazer conta para poder pagar aquela dívida", conta Margareth.

Apesar das dificuldades em pagar contas e em chegar ao fim do mês com folga no orçamento, Margareth diz que não faltam alimentos em casa, assim como ocorre com 64,5% das famílias entrevistadas pelo IBGE, na Pesquisa de Orçamentos Familiares.

"Temos o suficiente no que se refere à comida, porque eu e meu marido trabalhamos. Às vezes até sobra no final do mês, porque, para a gente, a alimentação é uma prioridade", conta Margareth, ao lembrar o período em que ela e o marido, na época desempregado, tinham dificuldades em colocar comida na mesa da família, há cinco anos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE