O prefeito Nilson Leitão confirmou, ao Só Notícias, que estará encaminhando, pela segunda vez, para a Câmara Municipal, projeto pedindo autorização para permutar a área atual do Distrito Industrial e Comercial, que fica nos fundos do parque de exposições, por outras três áreas, de frente para a BR-163, também destinadas para distritos industriais.
Há poucos dias, a permuta acabou não sendo aprovada porque eram necessários 7 votos favoráveis de vereadores e o projeto teve 6 votos.
Pelo projeto a área em que seria implantado o DIC, de 913.646,40 m2, nos fundos do parque da Acrinorte, seria trocado por três áreas oferecidas pela Colonizadora Sinop, totalizam 725.190,22 m2. Se a permuta for feita, o município perderia 188 mil m2. “Mas, temos que considerar que, nesta área da prefeitura não poderão ser usados 164 mil metros2 que são de reserva florestal, córrego e nascente”, pondera o prefeito Nilson Leitão. “Os 24 mil metros2 de diferença vejo que compensa pela localização das áreas três áreas”, acrescentou. O prefeito disse que foram feitos estudos e que as áreas que a colonizadora têm já possuem infra-estrutura, principalmente rede elétrica. “Na área atual da prefeitura investiríamos R$ 16 milhões em infra-estrutura. Nestas áreas que estamos propondo a troca seriam necessários investir R$ 3 milhões”, disse.
O prefeito disse que vai ‘insisitir’na aprovação pela câmara da permuta de áreas e considerou que, na primeira votação, houve “equívocos”por parte de alguns vereadores, referindo-se aos 4 que votaram contra. “Estamos abertos ao diálogo. Já tinha conversado com o presidente do Legislativo quando do encaminhamento da primeira votação e estamos prontos para prestar todas as explicações e demonstrar que precisamos muito destas novas áreas porque deixaremos de fazer grandes investimentos numa época difícil como esta e considerando que temos pelo menos 30 empresas que manifestaram interesse de se instalar em Sinop ou ampliar suas estruturas”, acrescentou.
Não foi confirmado se a prefeitura pretende encaminhar novamente o projeto ainda esta semana.