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Percival reforça cobrança para ser mantido traçado original da BR-242

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O deputado Percival Muniz (PPS) defendeu, em São Félix do Araguaia, a manutenção do traçado original da BR-242, durante o encontro com prefeitos de Mato Grosso e Tocantins, representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infra–estrutura) e demais liderançás políticas. Muniz considerou que a manutenção do traçado original será um marco histórico para a região porque a estrada integrará o Baixo e o Norte do Araguaia, com as demais regiões do Estado. “A BR-242 contempla as comunidades pequenas que estão às margens desta rodovia. Não podemos permitir que saia deste traçado normal sob a pena de colocarmos milhares de pessoas ao total isolamento e as condições de vida piores que as atuais, devido a dívida histórica de atenção e investimento que o Estado tem para com os moradores dessa parte de Mato Grosso. Mobilizados, ficaremos mais perto de tornarmos realidade o sonho de se estabelecer definitivamente a ligação rodoviária Leste-Oeste de nosso Estado”, disse.

A BR-242, traçada no início dos anos 60, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, começa na Bahia, cruza Tocantins, passa pela Ilha do Bananal – uma extensão de 90 km – entra em Mato Grosso por São Feliz do Araguaia e cruza o Estado de leste-oeste, desembocando na fronteira com a Bolívia. Ela é considerada por moradores da região do Baixo Araguaia, região até então denominada “Vale dos Esquecidos”, como um Corredor Multimodal e Estrutural do Estado.

A mobilização em defesa do traçado original da BR-242 e sua pavimentação em território mato-grossense resultou em diversas audiências públicas, organizadas pela Assembléia . Uma comissão – que é composta por prefeitos de 14 municípios da região, lideranças políticas, por empresários, produtores rurais, diversas etnias indígenas – tem conduzido o debate e apresentado os argumentos favoráveis à concretização da rodovia em questão. O presidente da comissão é o prefeito de Nova Ubiratã, Osmar Rosseto (PT)também defende o traçado original e a comissão propõe a federalização de um trecho (cerca de 160 Km) partindo de Sorriso a Brasnorte o que seria a concretização definitiva da ligação rodoviária Leste-Oeste.

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