A câmara de vereadores de Peixoto de Azevedo aprovou, há pouco, em sessão extraordinária o projeto de lei do executivo que confirma adesão ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos. A intenção é a compra direta de doses, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.
Consta no texto que com a aprovação da propositura, fica autorizada abertura de dotação orçamentária própria para eventual compra. Agora, com a aprovação, o protocolo de intenções é convertido em contrato com o consórcio.
O projeto foi encaminhado em regime de urgência e aprovado por unanimidade pelo legislativo. Agora, segue então para sanção do prefeito Maurício Ferreira de Souza.
O consórcio nacional já conta com a participação de mais de 2,1 mil municípios brasileiros. Além de Peixoto, outras 37 cidades de Mato Grosso aderiram, dentre elas Sorriso, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças, dentre outras.
Todos os municípios que manifestarem interesse necessitam obrigatoriamente de projeto de lei aprovado até hoje pelas respectivas câmaras. Esse trâmite é obrigatório para que possam participar da assembleia geral de instalação do consórcio, que será no dia 22 de março.
Segundo o painel do Ministério da Saúde, Peixoto de Azevedo já recebeu 2.636 doses de vacinas contra a Covid. Até o momento, 1.007 pessoas já receberam a primeira dose e 439 a segunda, ou seja, 1.446 foram aplicadas ao todo.