O governador Pedro Taques conclui hoje visita a nove municípios da região do Vale do Araguaia. Entre atos públicos, em que recebeu da população uma série de reivindicações, e inaugurações, ele voltou a criticar a administração de seu antecessor, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) que, segundo ele, foi “incompetente e irresponsável”.
Em Barra do Garças, onde participou da reinauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e assinou protocolo de intenções visando a reabertura total do Parque Estadual Serra Azul, Taques destacou a importância de se respeitar a vocação de cada região. “O governo do Estado tem sua responsabilidade, com este município, de ajudar a buscar a sua vocação. Mato Grosso não é só soja, não é só algodão, não é só milho, não é só girassol. Mato Grosso é também Turismo e, em Barra, eu tenho certeza disso”.
O governador destacou que pretende retomar os convênios firmados anteriormente com o município e salientou que estuda ações nas diversas áreas para toda a região, como o auxílio no custeio do hospital da cidade. “Os deputados nos solicitaram isso, o secretário Eduardo Moura nos solicitou, Cândido Telles, o Baldino, para que o Estado de Mato Grosso pudesse ajudar mais o hospital de Barra, que já funciona como um hospital regional. O Estado tem que colaborar”.
Ao falar do Parque Estadual Serra Azul, que segundo ele será reaberto gradativamente, após quase um ano fechado, ele rebateu as críticas de que sua administração tem olhado muito para o passado. “O deputado Max [Russi, do PSB] está lembrando uma coisa importante aqui. Quem fechou o parque não foi a administração Pedro Taques, foi a administração do Silval Barbosa. Aí dizem o seguinte: ah, eu não posso olhar para o passado. Tem que olhar para o passado sim, para a irresponsabilidade, a incompetência do passado”.
Conforme o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, uma das primeiras ações será a reabertura da rampa de salto de voo livre, que deverá ocorrer em até dois meses, beneficiando os praticantes do esporte. As demais medidas propostas pelo protocolo ainda não têm data prevista.
Além de Barra do Garças, Taques percorreu, na segunda-feira (10), as cidades de Araguaiana, General Carneiro e Pontal do Araguaia. Hoje, a comitiva segue por Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, concluindo a série de atos em Araguainha.