Presidida pelo senador Pedro Taques e tendo o deputado estadual Zeca Viana na vice-presidência, a Comissão Provisória Estadual do Partido Democrático Trabalhista em Mato Grosso (PDT) inicia um trabalho de reestruturação da sigla. HojePDT de, em entrevista coletiva, Taques e os demais membros da Comissão apresentaram o cronograma de trabalho que inclui visitas a doze pólos regionais que abrangem os 141 municípios mato-grossenses.
“Estamos discutindo um programa partidário. Pretendemos trabalhar com a realidade de cada região, cada município. Buscamos quais são os problemas e trabalhamos para encontrar soluções e lideranças aptas a contribuir com essa proposta”, relatou Pedro Taques, reforçando que as viagens ao interior com a ‘Caravana do PDT” devem iniciar ainda neste mês.
Baseada nas deliberações da direção nacional, o PDT de Mato Grosso quer buscar a revitalização das diversas instâncias partidárias, com foco principalmente na reestruturação dos Diretórios Municipais e no fortalecimento dos Núcleos de bases e dos Movimentos sociais.
Um levantamento feito com base nos números disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) aponta que, na última eleição, o partido obteve metade dos votos válidos do Estado, representado um crescimento de 750% em relação ao pleito de 2006.
Nesse contexto, o novo modelo de organização deve privilegiar a filiação e a capacitação de novos quadros partidários comprometidos com a história do partido e aptos a representarem as propostas junto aos diferentes segmentos da sociedade.
“As lideranças do PDT estão bastante coesas e dispostas a ampliar a participação no Estado. Vamos unir forças com novas lideranças para executar nossos programas partidários”, afirmou o deputado Zeca Viana.
Além disso, a missão da nova Comissão é buscar um quadro de filiados em movimentos de mulheres, juventude, negros, núcleos de base, LGBT, movimentos indígenas e movimentos ligados à agricultura familiar, buscando dinamizar as atividades e inserir o PDT no contexto municipal, estadual e nacional.
Uma das primeiras metas será efetivar a renovação de 75 diretórios municipais. Nos municípios, os movimentos sociais serão sistematizados com no mínimo 21 membros, agregando 2.961 filiados com comprometimento em causas sociais.
Entre as questões burocráticas, a Comissão tratará da indicação e instalação da comissão de ética da executiva Estadual e da comissão executiva permanente que terá como função deliberar a administração do expediente partidário, estrutura, Presidente, vice-presidente, Secretário.
A ata de nomeação da Comissão Provisória Estadual do PDT foi assinada pelo presidente nacional do partido, Manoel Dias, no dia 22 de março, durante encontro nacional que definiu nomeação, prorrogação, autorização de data das convenções, alteração de diretórios, entre outros assuntos. A Comissão terá vigência de seis meses que poderão ser prorrogados.