O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PMDB) e o de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), pela segunda vez em menos de um mês voltaram a se reunir em Rondonópolis e demonstraram, mais uma vez, que estão bastante afinados.
Os dois prefeitos estiveram presentes ontem na cerimônia de reabertura do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 18º Grupo de Artilharia de Campanha [veja notícia na página A*4 desta edição]. A presença de Wilson Santos causou estranheza nos meios políticos, pois o prefeito de Cuiabá tem vindo a cidade apenas em atos políticos, como foi a reunião do PSDB que ocorreu no dia 17 de outubro.
Pátio afirmou que não sabia que Wilson Santos estaria presente no local mas, mesmo assim, reafirmou que pode apoiar o prefeito de Cuiabá nas eleições do ano que vem, caso ele [WS] seja candidato a governador. "Não retiro uma vírgula do que eu disse naquele dia na Uramb", avisou o prefeito de Rondonópolis ao relembrar o discurso que fez no encontro do PSDB, no dia 17 de outubro, quando disse que poderia até se retirar da vida pública se não fosse para apoiar Wilson Santos nas eleições de 2010. O discurso de Pátio na Uramb causou polêmica, em razão do PMDB ter colocado o nome do vice-governador Silval Barbosa como candidato da sigla à sucessão de Blairo Maggi.
Pátio disse que o encontro de ontem não tinha nenhuma relação com projetos e com a futura campanha eleitoral. "O que ocorre aqui é que tanto eu como ele [Wilson Santos] fomos militares e fomos formandos pelo NPOR", justificou o prefeito. Santos também afirmou que o encontro entre os dois foi uma mera casualidade. Mas, o prefeito da capital se mostrava bem a vontade ao lado do prefeito de Rondonópolis. "Ele [Pátio] era da artilharia e eu era da infantaria, imagina o que pode virar o dia em que artilharia e infantaria se encontrarem e caminharem juntas", brincou o prefeito cuiabano. Wilson de Santos também pontuou que política não era o assunto a ser debatido no evento. "Viemos aqui para prestigiar essa solenidade [reativação do NPOR] e, no meu caso, como fui militar, vim também para matar a saudade da caserna".
Santos disse que na capital do Estado o Exército é parceiro do município. Pátio também destacou a parceria com o Exército e o município de Rondonópolis. Nos bastidores da solenidade, Pátio chegou a apresentar Wilson como futuro governador de Mato Grosso.
O prefeito de Rondonópolis ainda disse que vai propor ao PMDB trabalhar por um projeto alternativo nas eleições do ano que vem. "Temos dois caminhos, continuar da forma que está ou buscar um projeto alternativo. E eu vejo que, como filiado ao partido, tenho pelo menos o direito de expor isso", completou Zé Carlos do Pátio.