segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Pátio cancela agenda e reacende mal-estar político com Maggi

PUBLICIDADE

O mal-estar político entre o governador Blairo Maggi e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, vai prosseguir por mais algum tempo. Ou por muito tempo. O encontro entre os dois políticos, marcado para esta sexta-feira, com a finalidade de promover a entrega de títulos de regularização fundiária na cidade, foi cancelado pelo prefeito. A atitude de Pátio causou estranheza, já que constantemente o prefeito reclama da não participação do Estado em ações do município. A Prefeitura alegou questões técnicas para seguir com o evento.

"Isso não é a primeira vez que ocorre. Na inauguração da Rodovia do Peixe o prefeito também não compareceu" – disse o chefe de Gabinete do governador Blairo Maggi, José Márcio Guedes. Com a decisão do cancelamento, o próprio governador ficou impossibilitado de fazer a entrega dos documentos, pois trata-se de uma parceria entre o Estado e o Município. O Município fez o trabalho por meio do Departamento de Regularização Fundiária e o Estado com o Intermat.

Zé Márcio Guedes disse que o restante da agenda de Maggi para hoje em Rondonópolis está confirmado. O governador deve inaugurar, às 18 horas, a Base Comunitária de Segurança Pública na região Salmen e entregar quatro viaturas à Polícia Militar. No entanto, a entrega das câmeras para o observatório de segurança pública não deve ocorrer. No sábado, Maggi visita as obras de pavimentação do estacionamento da UFMT.

A decisão de Pátio em cancelar a entrega dos títulos no Parque São Jorge não agradou o presidente da Associação de Moradores do Bairro, Valdivan da Silva, o Novinho. "Eu acho que os moradores não deveriam esperar por causa de decisões políticas. Se os títulos estão prontos deveriam entregar logo. Quem perde nessa briga toda é a população" – pontua o líder comunitário.

O secretário de Governo do Município, Milton Gomes da Costa, o Miltão, negou que a decisão de Pátio em não participar da entrega dos 277 títulos de regularização fundiária tenha motivação política ou seja picuinha do prefeito. "O que ocorre é que prefeito, mesmo antes de estar no comando do município, sempre trabalhou essa questão com os movimentos sociais e achou melhor fazer uma grande festa para comemorar a entrega desses títulos" – disse.

Miltão explicou que o prefeito teria sido avisado de forma tardia sobre o evento com o governador, apesar do chefe do Departamento de Regularização Fundiária do município, Alcimar Machado Borges, há semanas, estar negociando essa entrega de títulos com o Governo do Estado. O secretário de Governo alega que a ação neste caso dos títulos seria pautada pelo município. "O prefeito quer fazer isso do jeito dele" – disse.

O prefeito de Rondonópolis, por meio de sua assessoria de imprensa, anuncia que vai definir a data para a entrega de títulos do Programa de Regularização Fundiária quando receber os documentos que são emitidos pelo Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat. Informa também que a inauguração do Sistema de Monitoramento Eletrônico do Município, que está sendo implantado na cidade acontece logo que concluir o serviço em 100 por cento.

A regularização fundiária vai beneficiar cerca de 300 famílias da comunidade. O prefeito explica que o processo poderia ter sido desenvolvido apenas pela administração local, já que se trata de área do município e a equipe de Regularização Fundiária fez todo o trabalho de levantamento e avaliação sócio-econômica dos moradores contemplados. No entanto, Pátio assegura que fez questão de firmar parceria com o Intermat para promover a aproximação com o governo estadual.

Com relação ao Observatório de Segurança Pública, financiado com recursos federais, Pátio explica que vai agendar a inauguração quando o sistema estiver instalado por completo e em condições de funcionamento. "Vamos inaugurar quando terminamos todo serviço. E não temos nenhum problema em convidar o governador para participar, quando a obra ficar pronta e a agenda de inauguração for definida", disse.

A assessoria de comunicação do município afirmou ontem que o prefeito Zé Carlos do Pátio estará presente hoje na inauguração da Base Comunitária de Segurança Pública da região Salmen.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE