O município de Juara (300 km de Sinop), considerado a capital do gado em Mato Grosso, pode ficar sem candidato a vereador nas eleições de outubro. Os registros de candidaturas das duas coligações foi feito fora do prazo, que terminou no último dia 5 e, hoje o juiz eleitoral Douglas Bernardes Romão indeferiu cerca de 80 pedidos de registros de candidatos. Dois candidatos que apresentaram pedidos individuais de candidaturas aguardam decisão da justiça.
As coligações alegam que o sistema via internet acabou ficando congestionado e os nomes não foram inseridos a tempo. Legalmente, os pedidos de registros acabaram sendo feitos com data do dia 6.
Foram indeferidos registros sob argumento que foram extemporênos, apesar do MP ter concedido parecer favorável ao registro. “O juiz entendeu que os candidatos deveriam ter feito, posteriormente, individualmente, e que os candidatos a vereador possam ser subtituídos”, explicou a advogada Patricia Milan, de uma das coligações. “Consideramos a decisão legal, porém não é racional”, afirmou.
Foi concedido prazo de 3 dias (que termina na quinta-feira) para as duas coligações recorrem ao TRE.
As candidaturas a prefeito de Oscar Bezerra e Alcir Paulino, bem como dos candidatos a vice-prefeito foram feitas dentro do prazo.