Partidos políticos de Mato Grosso têm de 8 a 14 de abril prazo para entregarem para a Justiça Eleitoral a relação de filiados. Membros dos diretórios devem procurar os cartórios para repasse das listas, por meio das quais será possível apurar a evolução no crescimento das agremiações. Anualmente, duas ‘prestações’ devem ser feitas. A primeira em abril e, a segunda, em outubro. “Esta lista tem importância porque 2010 é um ano eleitoral e pode ser candidato somente quem estiver filiado um ano antes”, declarou, ao Só Notícias, o chefe do cartório eleitoral de Alta Floresta, Jorge Luis Batista Antônio.
Em caso da não ser apresentada nova lista, é considerada válida a última relação. Ou seja, de outubro ou abril. No Estado, a Justiça se prepara para receber os documentos e alerta quanto a vigência de prazo. No entanto, estima-se que a maioria das siglas deixe para cumprir o procedimento nos últimos dias.
No mês de abril encerram-se os prazos na Justiça Eleitoral para outras situações. No próximo dia 16, eleitores que deixaram de votar por três pleitos seguidos ou não apresentaram justificativa para a ausência devem regularizar -se para não terem o título cancelado. Em todo Estado, mais de 15,3 mil (15.354) eleitores correm o risco de perder o documento.
Ainda, em 30 de abril, partidos devem apresentar também a prestação de conta relativa ao exercício 2008. No Nortão, para estes dois últimos casos a procura junto aos cartórios ainda é baixa.
Na 43ª zona eleitoral, mudanças ocorreram e à comarca, foi acrescentado o município de Ipiranga do Norte (antes vinculado à zona eleitoral de Lucas do Rio Verde). Eleitores passam agora a ser atendidos pelo Cartório Eleitoral de Sorriso.