A falta de acordo para inclusão do novo Código Florestal na pauta de votações da Câmara fez com que deputados dos partidos de oposição, com ajuda de situacionistas, obstruíssem a pauta nesta quarta-feira quando estava prevista a votação da Lei Geral da Copa.
Além do PSDB e DEM, também aderiram ao movimento membros do PDT, PMDB e PSD para os quais o Palácio do Planalto não pode impor sua própria pauta, atropelando acordos da Casa e temas considerados urgentes.
"A obstrução aconteceu por dois motivos. Primeiro porque é preciso definir uma data para votação do Código Florestal, o Planalto quer ganhar tempo e reeditar a MP que vence em alguns dias, e segundo, porque não concordamos com alguns pontos da Lei Geral da Copa enviada a essa Casa há duas semanas e colocada pra votação a toque de caixa. Não podemos simplesmente nos curvar à FIFA, mandando por terra a soberania nacional" disse Nilson Leitão (PSDB).
O parlamentar mato-grossense ganhou destaque no noticiário nacional por estar no pelotão do movimento segurando uma faixa contra a venda de bebidas nos estádios durante a Copa de 2014.