O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) afirmou que só deve definir um nome para substituir a ex-secretária de Educação, Mabel Strobel, no final do mês de abril. Apesar de já ter anunciado que não deve “lotear” a secretaria aos partidos políticos aliados, algumas legendas já confirmaram que buscam assumir uma das pastas mais importantes da capital. O PSC que já administrava a secretaria, o PTB e o PV, já manifestaram interesse.
“Ainda não conversei com o prefeito e esta semana devo me reunir para saber o que realmente aconteceu. Não vou me pronunciar sobre a saída da Mabel, porque não sei de fato o que houve, mas como o PSC já conduzia a pasta, nada mais justo que continuarmos com essa secretaria”, afirmou o presidente do PSC, deputado federal Victório Galli.
Pinheiro afirma que por enquanto, o secretário de Gestão, Rafael de Oliveira Cotrim Dias que é um nome indicado pelo PTB, deve conduzir de forma interina a pasta. “O secretario interino Rafael Cotrim tem uma missão a ser cumprida com o controlador-geral do município Marcos Brito e eu dei um prazo de mais uns dias para que ele encerre esse trabalho, que é o trabalho de redirecionamento, reestruturação, além de buscar dados e planejar esse ano e os próximos na pasta. Meu foco agora é concluir esse trabalho e só pelo fim desse mês início do mês que vem”.
Nos bastidores comenta-se que o PTB quer efetivar Cotrim na Pasta. Pelo PV, o comentário é que o atual secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, poderia ser remanejado para a Educação. Emanuel por sua vez, afirma que não há nada definido. “Não tem pasta do partido A ou B, dentro das forças aliadas e dos companheiros dos segmentos organizados da sociedade eu vou escolher os melhores nomes para poder continuar o trabalho”.