O projeto do Parque Industrial da prefeitura de Cláudia (90 quilômetros de Sinop) ainda está em fase de elaboração. A construção será em uma área, no bairro Chácaras Brasília, que foi doada pela Colonizadora Sinop. De acordo com o prefeito Altamir Kurten (PSDB), a previsão é que nos próximos três anos gere mais de 200 empregos diretos.
“A área foi doada há poucos dias. Estamos em processo de escrituração. Depois disso, vamos adequar o terreno, que é dentro de um área urbana. Nós próximos quatro meses acreditamos que já poderemos atender os interessados. Acreditamos muito no município e na produção local. Cláudia precisa dar um salto e começar uma nova fase econômica. Porém, é preciso dar esse primeiro passo”, disse Kurten, ao Só Notícias.
Segundo o gestor, o parque industrial oferecerá todas as estruturas necessárias aos investidores por um períodos de pelo menos dez anos como forma de incentivo. “A ideia é oferecer aos investidores uma estrutura para que eles possam viabilizar instalação das duas atividades. No local, terá a infraestrutura necessária de energia elétrica, água, acessos das ruas adequadas. Além disso, a prefeitura construirá barracões industriais de acordo com a atividade. Essa estrutura será cedida por pelo menos dez anos ao investidor como forma de incentivo”.
Kurten explicou também que é prioridade da gestão diminuir o número de desempregos em Cláudia. “Precisamos gerar empregos. É uma necessidade do momento. Nós estamos com pelo menos 35% dos moradores desempregos. É precisa fazer algo para reverter essa situação. Nós temos potencial moveleiro e de agroindústria. A intenção é atender parte desses investimentos. A expectativa ao longo do tempo é de 200 empregos. Esperamos que nos próximos três anos atinja essa meta.
Poderão se instalar no local indústrias de pequeno e médio portes desde que atenda alguns requisitos da prefeitura. Após a elaboração do projeto será definida estrutura do parque.