PUBLICIDADE

Parlamentar quer informações sobre convênio entre Secopa e Uniselva

PUBLICIDADE

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) quer mais informações sobre o convênio firmado entre a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo da FIFA de 2014 (Secopa) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva), no valor de R$ 323,4 mil. Hoje, Zeca Viana apresentou um requerimento durante a reunião da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa de 2014 da Assembleia Legislativa pedindo que o secretário Éder Moraes forneça os detalhes do convênio aos deputados.

Trata-se do convênio nº 004/2011 publicado no Diário Oficial do estado, datado de terça-feira (22/11), que tem como objeto identificar os impactos econômicos e sociais advindos dos investimentos públicos na realização da Copa do Mundo na cidade de Cuiabá, assim como legados a sociedade. "Ao adotar a postura de solicitar informações queremos dar transparência e agilidade ao processo de execução das obras, mesmo no que se refere a estudos e pesquisas", disse Zeca Viana. "Pois, acho no mínimo estranho o fato de eu – em outra ocasião – ter sugerido, por meio de ofício, à extinta Agecopa, firmar convênio com a UFMT [Universidade Federal de Mato Grosso] para que os acadêmicos de diversas áreas do conhecimento pudessem fazer estudos e acompanhamento das obras. E agora firmarem um contrato de 300 mil para tal finalidade".

O deputado lembra que não foi a primeira vez que defendeu a realização de parcerias entre a Secopa e órgãos públicos para suporte de profissionais capacitados e a custo reduzido nos trabalhos que preparam Mato Grosso para receber jogos da Copa do Mundo de Futebol. Recentemente, Zeca Viana apresentou um requerimento sugerindo que a Secopa convoque o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para fazer o acompanhamento e a fiscalização das obras da Copa de Futebol 2014.

"Temos que tratar o dinheiro público melhor do que tratamos o nosso. E se fosse o nosso dinheiro em questão, estaríamos procurando todas as formas de economizar. Firmar parcerias com entidades públicas e contratar os acadêmicos da UFMT como estagiários seriam excelentes alternativas. A Copa deve e vai acontecer em Mato Grosso, mas temos que ser responsáveis. Não podemos conceber que enquanto existem estradas por todo este estado sem condições de tráfego, não se saiba para onde está indo o dinheiro", disse Zeca Viana.

O requerimento do deputado Zeca Viana foi aprovado durante a Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa de 2014 e será encaminhado à Secopa. Da reunião também participaram os deputados Wagner Ramos, Baiano Filho e o presidente, Sérgio Ricardo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE