Dos 141 municípios mato-grossenses, apenas 17 possuem batalhão ou unidade do Corpo de Bombeiros Militar. Alguns Comandos Regionais são responsáveis por mais de 20 municípios. Além da falta de unidades, as existentes não possuem efetivo suficiente para atender a demanda. Devido a esta situação, o deputado estadual Mauro Savi (PR) reivindicou ao governo do Estado o aumento do efetivo da corporação para o interior do Estado.
“A demanda pelos serviços prestados pelos Bombeiros aumenta muito nesta época do ano. A carência de efetivo em Mato Grosso ultrapassa os 200%. Neste período de estiagem o número de afogamentos e queimadas se eleva e o serviço é intenso e ininterrupto. E como muitos municípios não possuem o serviço, o socorro demora a chegar”, argumentou o parlamentar.
O deputado ressalta que em julho passado, 84 novos bombeiros foram formados e uma próxima turma de formandos está prevista para setembro. No entanto, esse número ainda é insuficiente para atender a demanda. “Alguns municípios estão sem o efetivo mínimo necessário para esta época em que os acidentes e incidentes aumentam consideravelmente”.
O Comando Regional de Tangará da Serra, por exemplo, é responsável por atender outros 22 municípios da região. Já os batalhões de Cuiabá e Várzea Grande, atendem 14 municípios da Baixada Cuiabana. No caso da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar em Campo Verde, há relatos de que o efetivo conta com apenas três soldados por turno e um motorista tanto para o carro de resgate quanto para o carro de combate a chamas.
Conforme informações disponíveis no sítio eletrônico do Corpo de Bombeiros Militar, os municípios que possuem Batalhões ou Unidades do CBM são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Jaciara, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Nova Xavantina, Cáceres, Pontes e Lacerda, Alta Floresta e Colíder.