O governador Silval Barbosa (PMDB) não concordou com o teor da decisão do juiz federal Julier Sebastião da Silval que pediu o envio de todos os equipamentos adquiridos pelo programa “Mato Grosso 100% Equipado” para Cuiabá para serem periciados. De acordo com ele, ao invés de levar todos os maquinários para a capital, os peritos pedidos pelo magistrado poderiam ir até os municípios para realizarem o serviço. “Sairia mais barato se os peritos fossem aos municípios, do que trazer todos os equipamentos para Cuiabá”, disse a uma emissora de TV da capital.
Como Só Notícias já informou, Julier acatou parcialmente o pedido de liminar e determinou que o governo do Estado suspendesse qualquer pagamento as empresas vencedoras das licitação dos equipamentos do programa “Mato Grosso 100% Equipado”. O magistrado também pediu que todos os maquinários sejam enviados para Cuiabá para realização de perícia técnica, em um prazo de 15 dias. Caso a determinação não seja cumprida, será realizada uma ação de busca e apreensão dos equipamentos. Ele também pede a abertura de inquérito policial por parte da Polícia Federal para investigar o caso.
O juiz requisitou que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibilize dois profissionais da instituição para que realizem a perícia nos veículos e máquinas adquiridas pelo Estado, cujo laudo deverá ser elaborado em outros 15 dias. O procurador geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho, afirmou que já entrou com recurso no Tribunal Regional Federal (TRF) contra a decisão de Julier.