O governador Mauro Mendes (DEM) deve mexer em seu secretariado no começo de 2021 e já convidou o deputado estadual Thiago Silva (MDB) para ocupar uma pasta no primeiro escalão. O próprio parlamentar confirmou o convite, ontem, após reunião dos prefeitos eleitos do MDB com o governador. Falta, ainda, definir oficialmente o destino, mas Só Notícias apurou que o provável endereço será a secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), que deve passar por reformulação e reestruturação.
A medida faz parte de uma estratégia para fortalecer a base governista na Assembleia Legislativa e manter o MDB próximo do governo. Embora o partido seja aliado de Mauro Mendes, o deputado Thiago Silva diverge de algumas pautas e, não raramente, vota contra o governo, principalmente em projetos ligados à educação.
Com sua saída do parlamento, o suplente Romoaldo Júnior (MDB) assume a cadeira no parlamento com a incumbência de fortalecer a base governista, algo que já costumava fazer quando assumiu em licenças de outros deputados, chegando, inclusive, a ser nomeado vice-líder do governo.
Atualmente, a Secitec é ocupada por Nilton Borgato, que está na cota do PSD e que é ligado ao senador Carlos Fávaro (PSD). A sua acomodação não foi definida, mas, devido ao apoio que Fávaro recebeu de Mauro na campanha que o elegeu, a relação entre o partido e o governo não deve sofrer abalo.
Ontem, o governador se reuniu com prefeitos eleitos e reeleitos do MDB.