PUBLICIDADE

Pagot lança desafio para o desenvolvimento do turismo em Alta Floresta

PUBLICIDADE

O secretário-chefe da casa Civil, Luiz Antônio Pagot, lançou hoje de manhã, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Alta Floresta, um desafio aos pequenos empreendedores, comerciantes e à prefeita, Maria Isaura Alfonso.

O desafio, feito durante a palestra “Logística e Cenário Competitivo no Estado de Mato Grosso” que ministrou para cerca de 100 participantes do workshop Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico, consiste em organizar, o mais rápido possível, um movimento que unifique forças e ações visando ao desenvolvimento do município e buscando todas as alternativas econômicas viáveis na região.

“Quero sugerir a vocês que criem aqui um centro de excelência em Turismo. Essa região tem grande potencial com cachoeiras, saltos, produção artesanal e pode se transformar num portal para os Andes”, argumentou. Segundo ele, o diversificado potencial turístico da região sugere que as forças vivas do município desenvolvam também essa nova vocação e alternativa econômica visualizando um futuro promissor de novas oportunidades e negócios no setor do turismo. Outra sugestão às autoridades locais foi a instalação de um albergue da Juventude que possa receber jovens turistas de outros estados do país e até do exterior.

O evento é realizado pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Sebrae e Governo do Estado, por meio da Casa Civil. Pagot apontou as três vertentes básicas que devem transformar o Estado de Mato Grosso de fronteira agrícola em fronteira tecnológica. Para ele, a energia elétrica, com a instalação nos próximos anos, de 33 novas hidrelétricas no Estado, as proteínas animais, com os investimentos no setor de carnes, e o biodiesel, que já desponta como investimento para o futuro próximo, para os que trabalham com oleoginosas.

Segundo Pagot, o objetivo principal do ciclo de workshops é incentivar o poder empreendedor nos municípios e o Estado tem o papel de mobilizador, facilitando o acesso ao mercado internacional através de conhecimentos relevantes em comércio exterior, com desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. “Devemos trabalhar para uma reordenação do setor madeireiro, até porque há mercado no exterior, porém devemos nos acertar dentro da legalidade extirpando o mal feito e nos adequando à realidade do programa mundial sustentável”, afirmou. Para o secretário, muitos produtores acham que os “verdes” incomodam ou atrapalham, mas ainda é uma visão errada. “Eles não atrapalham não, eles estão certo nisso, nós é que devemos nos adequar a essa política do desenvolvimento racional e auto-sustentável”, enfatizou.

A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, destacou a importância do apoio do Governo do Estado no redirecionamento econômico dos municípios que sofreram reveses com seus principais produtos, como aconteceu com Alta Floresta com o setor madeireiro e sua queda recente. “É importante o município trilhar um novo caminho e este governo vem ajudando muito nessa nova expectativa. É um governo que não deixa para amanhã. Às vezes eu chego lá para falar com o governador ou com o secretário e faço os pedidos. Eu sei que se o governador não pode ajudar ele fala logo que não pode, mas se pode, a ajuda é para amanhã. É rápida e eficiente”, assinalou.

Carlinda

Logo depois de sua palestra, o secretário Luiz Antônio Pagot foi convidado pelo prefeito de Carlinda, Orodovaldo Miranda para visitar o município e conheceu as casas populares do Fethab cuja inauguração pelo governador Blairo Maggi está prevista para ocorrer no próximo dia 18.

Segundo prefeito, na ocasião deverão ser inaugurados também, a creche municipal e a nova rede de energia elétrica do bairro Cristo Rei, beneficiando cerca de 400 famílias. Ainda segundo o prefeito, no próximo dia 19 de abril, o governador Blairo Maggi voltará a Carlinda para a inauguração do PSF, mais uma escola, da nova rodoviária do município e de trechos de asfalto em vias urbanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE