O presidente do DNIT, Luiz Pagot, anunciou, agora há pouco, em audiência, em Brasília, com 15 prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais de Mato Grosso, que as obras de pavimentação da BR-163 serão retomadas a partir de maio quando terminar o período chuvoso. Pagot anunciou que a meta do governo Lula é asfaltar, até 2010, os 950 km entre a divisa de Mato Grosso e Pará até Santarem, para escoar a produção agrícola e madeireira mato-grossense com economia de aproximadamente 35% no frete e maior rapidez. O presidente admitiu que o DNIT falhou em diversos aspectos que resultaram em atraso na obra. “Devido as questões burocráticas e outros entraves, deixaram de ser investidos R$ 265 milhões, este ano, que estão disponíveis no orçamento”, relatou Dilceu. O valor total a ser investidos, incluindo as pontes, será de R$ 1,5 bilhão
“Pagot deixou claro que não tem limite para investimentos. A prioridade agora é resolver pendências ambientais para acertar os últimos projetos”, relatou, ao Só Notícias, o vice-presidente da Assembléia, Dilceu Dal Bosco (DEM), que articulou o encontro de Pagot e as lideranças de Mato Grosso.
No encontro, foi anunciado que projeto para asfaltar os 50 km da rodovia entre Guarantã do Norte e a divisa com o Pará fica pronto até o próximo dia 15 de dezembro. O governo estadual, que ficou responsável por fazer a obra, acabou atrasando o projeto. A licitação será imediata e contrato deve ser assinado em abril. As licenças ambientais para este trecho também foram emitidas. Falta o Ibama expedir a licença definitiva para serem feito asfaltamento em mais de 900 km da rodovia. Entre Rurópolis e Santarém (25 km) a obra está prestes para iniciar.
Dilceu anunciou ainda que pretende organizar, para 2008, uma expedição na BR-163 saindo do Nortão e indo até Santarém, com objetivo de atrair investidores para a região Norte e apresentar o grande potencial econômico da região e os ganhos que a iniciativa privada terá com a 163 asfaltada.
(Atualizada às 18:13hs)