O governador Blairo Maggi será o próximo presidente nacional do Partido Republicano, onde se filiou há cerca de 40 dias. Ele substituirá o professor e advogado Sergio Tamer, do Maranhão, que vem presidindo a sigla. O presidente do diretório mato-grossense, Welington Fagundes, confirmou que Blairo assumirá o comando nacional do partido. A articulação, conforme Só Notícias antecipou nesta terça-feira, foi articulada por um grupo de parlamentares de diversos estados e que formalizaram o convite ao governador hoje, em encontro na capital federal.
Além de assumir a presidência e conquistar maior espaço para o PR no governo Lula, Blairo vai minar algumas resistências internas a indicação que fez para o secretário Luiz Pagot assumir a presidência do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT). Blairo conversou com o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) que assume o Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira e ficou acertado que Pagot presidirá o departamento. A data que assumirá ainda não foi definida. Pagot deverá passar pela sabatina do Senado.
“O Pagot era o melhor nome para assumir o DNIT. Ele conhece como ninguém a situação das estradas brasileiras, a necessidade de se promover mudanças melhorando sobretudo o escoamento de nossa safra. Não tenho dúvidas que fará história no setor”, disse.
(Atualizada às 19:49hs)