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Ouvidoria do TRE registra mais de três mil atendimentos no 1° turno

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A participação da sociedade no processo eleitoral não se limita ao exercício do direito de voto. Os cidadãos também possuem o importante papel de fiscalizador acerca das condutas irregulares de candidatos e eleitores. No primeiro turno das eleições, no dia 5 deste mês, a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) registrou 3.558 demandas, entre ligações, formulário e utilização do aplicativo de celular “Pardal”.

Foram 3.431 ligações ao Disque-Denúncia, sendo 70% em busca de orientações e 30% para fazer denúncias. O Pardal, aplicativo para celular smartphone com sistema Android e também disponível no site do Tribunal, computou 64 denúncias no dia do pleito. Além disso, 22 pessoas denunciaram pessoalmente à Ouvidoria do TRE-MT e 41 se manifestaram por meio de formulário eletrônico, também acessado pelo site.

Para atender as ligações telefônicas, o TRE-MT disponibilizou 15 servidores. O coordenador da Ouvidoria, Gilson Henrique Carmo, explica quais foram as principais ocorrências. “São situações como denúncias de boca de urna, propaganda irregular, entre outras. Também é importante ressaltar que houve redução de 25% de consultas aos locais de votação por telefone, em comparação ao pleito de 2012”.

O volume de ligações foi reduzido em função do lançamento do aplicativo ‘Onde voto?’, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-MT e atualmente disponível para sistema Android. Nele, basta digitar o título de eleitor para obter o endereço da sessão eleitoral, além de um mapa de acesso.

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