Desde que foi lançado, há dois anos, o programa de tolerância zero a invasões de terra já impediu 53 apropriações indevidas. “Um programa de sucesso que tem 100% de eficiência”, avaliou o secretário de Segurança Pública, César Roveri, em entrevista na sede do Só Notícias. Foram frustradas tentativas em 25 cidades, incluindo três na região integrada de Sinop e Sorriso.
O secretário destacou que as ações foram realizadas em pequenas, médias e grandes propriedades. “O governador Mauro Mendes tem uma atenção especial para a segurança pública, porque nós precisamos realmente proteger o cidadão e precisamos dar segurança jurídica para que o Estado se desenvolva e receba investimentos internos e de pessoas que vêm de fora investir em Mato Grosso também”, afirmou.
Segundo Roveri, a invasão de terra acaba muitas vezes associada a outras práticas criminosas. “É levado em consideração na ocorrência os crimes correlatos como a utilização de veículos que são produtos de roubo ou furto, crimes ambientais que, às vezes, cometem como devastar a área ou próximo de nascente, pessoas com armas de fogo não registradas ou sem porte para poder utilizar também são relacionadas na ocorrência. Então, todo tipo de crime é relacionado e feito uma ocorrência com mais qualidade, em que as pessoas realmente vão responder não só por um crime, mas por um concurso de crimes e isso tem dado um grande resultado”, pontuou.
Até janeiro deste ano, 255 pessoas foram conduzidas e 56 armas de fogo ou brancas foram apreendidas nas ações contra invasão de terra.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.