PUBLICIDADE

Operação Rota final: empresário oferece avião e apartamento emprestados a deputado e MP vê proximidade e negócios

PUBLICIDADE

O empresário Eder Augusto Pinheiro, representante da empresa Verde Transporte, ofereceu seu avião e um apartamento nos Estados Unidos emprestados para o deputado estadual Pedro Satélite (PSD). Ambos foram alvos da Operação Rota Final, deflagrada pela Delegacia Fazendária (Defaz). A oferta foi feita durante uma conversa entre ambos em janeiro deste ano, interceptada pela Defaz, e faz parte das provas produzidas no decorrer da operação, que investiga a atuação de políticos, empresários e servidores públicos a fim de inviabilizar o novo modelo de operação do serviço. A licitação engloba todo o Estado e é avaliada em R$ 11 bilhões.

Durante a conversa, Eder diz que ligou para Satélite como "amigo" e não para falar de negócios. O deputado faz parte da Comissão da Assembleia Legislativa criada em 2012 para a elaboração de estudo técnico acerca do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal Público.

Na ligação, Eder afirma que se “solidariza” com o deputado, em razão das notícias de que sua filha menor de idade teria sido abusada por um instrutor de academia. Com isso, ele ofereceu seu avião para que Satélite, a esposa e filha viajassem para a Bahia até as coisas se acalmarem.

“Eu tô ligando não é pra falar do nosso negócio não, eu to te ligando pra falar do problema que cê tá passando aí. Então, tô solidarizando com você como amigo pra falar do problema que cê tá passando aí. Então, tô solidarizando com você como amigo e como pai, cê tá entendendo? […] Pega sua menina aí, sua mulher, monta no meu avião aqui e vamo lá para Bahia, passa lá, deixa sua filha com sua mulher uns dias para baixar a poeira”, ofereceu Eder.

Ainda em outro trecho da conversa, Eder oferece um apartamento da família na Bahia e outro imóvel de um amigo para que o deputado pudesse ficar “sossegado. “Meus pais estão lá, cê pode ficar lá ou pode ficar num outro apartamento que eu tenho numa praia dum amigo nosso. Sossegado lá em Arraial D'Ajuda, passa lá uma semana com ela, com calma… […] Cê num tem despesa nenhuma, é seu amigo aqui que tá te arrumando […]. Te leva, cê fica uma semana, dez dias””.

Além do apartamento na Bahia, o empresário oferece também seu apartamento em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Mas informa que o deputado terá que comprar as passagens de avião.

“Tô te dando opção. As vezes você quer ir para aquele apartamento meu lá em Orlando, nos Estados Unidos. Aí pros Estados Unidos você tem que comprar duas passagens porque as passagens agora que é barato. Você vai lá, fica lá em Orlando, quieto, passa uma semana, dez dias, fica no meu apartamento, que eu tenho lá”, completa.

Para o Ministério Público do Estado, a conversa demonstra não só que ambos tinham um negócio, como também a proximidade entre eles. Ação que levanta suspeita quanto ao parecer contrário dado por Satélite referente à implantação do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE