PUBLICIDADE

Onze municípios já decretaram situação de emergência em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Sobe para 11 os municípios que já decretaram situação de emergência em Mato Grosso devido às chuvas neste início de ano. Um deles, Torixoréu já teve o processo homologado pelo governo do Estado e encaminhado para Brasília, onde será analisado pelo Governo Federal. A situação de emergência também já foi reconhecida pela superintendência de Defesa Civil, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no município de Planalto da Serra (256 km ao Sul de Cuiabá). O processo deste município aguarda a homologação do governo do Estado.

Em outros dois casos, Paranatinga (373 km ao Sul de Cuiabá) e Nova Lacerda (546 km a Oeste de Cuiabá), a Defesa Civil fez a vistoria e a situação de emergência não ficou configurada neste momento. Nos dois casos as prefeituras municipais deram respostas, com o apoio de empresas privadas, aos danos causados pelas chuvas.

Equipes da Defesa Civil estão em campo realizando a vistoria em outros dois municípios: Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá) e Cotriguaçu (950 km a Noroeste de Cuiabá).

Três novas vistorias foram solicitadas na última semana. São os casos de Novo Santo Antônio (1.063 km a Noroeste de Cuiabá), Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá) e Itaúba (600 km ao Norte de Cuiabá).

No caso de Novo Santo Antônio as fortes chuvas estão provocando o deslizamento das margens do rio. O assoreamento tem ocorrido ao longo dos anos e a prefeitura e comunidade estão preocupadas com o avanço deste processo. Além de não possuírem recursos, o assoreamento do rio tem provocado, segundo o governo municipal, prejuízos ambientais e econômicos. Na área atingida, por exemplo, fica impossível novas construções.

Em Nova Canaã do Norte e Itaúba as chuvas intensas provocaram a danificação de estradas vicinais e pontes e, como conseqüência, o isolamento de algumas comunidades e prejuízos para escoamento de safra e até mesmo transporte de alunos da área rural.

Os outros dois municípios que já decretaram a situação de emergência são Guiratinga (328 km ao Sul de Cuiabá) e Nova Brasilândia (215 km ao Sul de Cuiabá). A Defesa Civil já fez a vistoria nas duas localidades, mas os municípios ainda não encaminharam os documentos para a homologação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE