O deputado Homero Pereira (PR) foi inserido na lista dos “Inimigos da Amazônia” elaborada pelo Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS). O deputado paraense Asdrúbal Bentes, o catarinense Valdir Colatto, o paulista Aldo Rebêlo, o cearense Jose Nobre Guimarães, além dos senadores Kátia Abreu (TO), Mozarildo Cavalcanti (RR) e Romero Jucá (RR) estão na lista dos inimigos. As ONGs elegeram como “Amigos da Amazônia” e vão premiar os senadores Marina Silva (AC), José Néri (PA) Aloisio Mercadante (SP), Crstóvam Buarque (DF), Renato Casagrande (ES), o deputado Sarney Filho (MA) e o deputado Paulo Teixeira (SP). A lista foi divulgada hoje, dia do meio ambiente, a primeira edição do prêmio “Amigo” e “Inimigo da Amazônia”, voltado para os parlamentares que atuam no Congresso Nacional.
O mato-grossense Homero Pereira faz parte da bancada ruralista no Congresso, é autor de projeto que reduz áreas de reservas florestais, defendendo maior espaço para produção de alimentos. No total, foram sete premiados como amigos da floresta e nove como inimigos. “Esperamos que, nas próximas edições, possamos aumentar os contemplados na categoria “amigo” e reduzir os da categoria “inimigo””, disse Esther Neuhaus, gerente executiva do FBOMS.
“Queremos mostrar para os parlamentares que a sociedade está atenta ao que eles estão fazendo e colocar um ponto de exclamação diante daqueles que têm atuação contrária à Amazônia”.
Além do FBOMS, a comissão organizadora do prêmio contou ainda com integrantes do Greenpeace, Instituto Socioambiental, Imazon, MST e Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.