As obras do terminal aeroportuário de Sinop devem ser concluídas dentro de aproximadamente 30 dias. Segundo o administrador do aeroporto, Lázaro Furquim, esta sendo finalizada a pavimentação da estrada de acesso a pista, e ao terminal de passageiros, a arborização do local e também a pintura do prédio. “Só faltam serem finalizados estes detalhes para entregarmos a obra ao prefeito”, afirmou.
A área total onde está localizado o aeroporto municipal de Sinop é de 420 hectares. A pista tem 1,6 mil m por 30 metros de largura o novo terminal tem 701,10 metros quadrados e dotado de 11 salas no piso térreo, banheiros masculino/feminino na área interna e nas salas de embarque e desembarque, além de contar com espaço para uma lanchonete.
No piso superior há duas salas e mais dois banheiros. O local permite visão total do saguão interno e uma sacada externa, com visão para a pista e pátio de manobras. O local conta ainda com estacionamento próprio, parada de táxi e hall de parada rápida para desembarque terrestre.
R$ 1 milhão estão garantidos no Orçamento Geral da União (OGU) para iniciar as obras de iluminação do aeroporto de Sinop. Os recursos sairão do Ministério do Turismo. A iluminação possibilitará que Sinop receba vôos noturnos comerciais, resolvendo também problemas emergenciais como os que impedem aviões de decolarem à noite para transportar pessoas que precisam de urgente tratamento de saúde.
Semana passada, conforme Só Notícias já informou, representantes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), estiveram em Sinop analisando a possibilidade da Infraero administrar o aeroporto e ficaram surpresos com a estrutura atual apresentada. “A principio, o aeroporto apresenta todos os requisitos necessários. Possuiu um excelente terminal de passageiros (que está em fase de conclusão), uma área muito grande para futuras expansões, distâncias e medidas corretas. Estamos muito contentes com o que vimos e acredito que esta parceira tenha tudo se firmar”, afirmou o superintendente de operações da Infraero, Valcenir Braga.