A demora no atendimento de aporesentados e pensionistas e de pessoas que buscam benefícios na agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Sinop foi explicada, ontem à noite, na câmara, pela gerente executiva regional, Lucy Rosa da Silva, que respondeu perguntas dos vereadores como a paralisação das obras do novo prédio em Sinop, na avenida das Figueiras. De acordo com a gerente, o motivo da suspensão dos trabalhos foi uma ação judicial que a empresa construtora está respondendo em Cuiabá. Segundo ela, ainda esta semana os responsáveis deverão dar uma posição quanto ao reinício. “Os trabalhos deveriam terminar agora em maio, mas devido a esse problema não tenho como prever uma data só mesmo depois que a empresa nos der uma posição”, explicou.
Quanto a contratação de médicos peritos para o órgão, hoje sem nenhum profissional, Lucy Rosa lembrou que é um problema nacional. A causa, segundo ela, foi devido a suspensão das contratações temporárias, determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em fevereiro desse ano. Porém, assegurou que está perto de ser resolvido. Segundo a gerente, a vinda de novos servidores agora depende da conclusão da segunda etapa do concurso público, realizado no domingo (23). “Será feito o treinamento desses servidores e acredito que até junho teremos esses profissionais lotados em Sinop”, previu. Segundo Lucy, três vagas foram abertas para Sinop.
Apesar do concurso, a gerente disse que não serão contratados mais servidores. A solução do problema, segundo ela, vai depender a firmação de convênios com o município para ceder servidores para órgão. “Não iremos contratar esses servidores. Se houver um convênio, iremos suprir a demanda e três, com certeza, irão dar conta do recado”, assinalou. Hoje trabalham na agência seis funcionários contratados pelo INSS.
A gerente do instituto ressaltou que para evitar longas filas e demora no atendimento, os segurados devem utilizar serviços oferecidos pelo órgão como o fone 0800-780191, ou pelo site www.mps.gov.br. Lucy Rosa garantiu que serviços como agendamento de perícia e verificação de processo podem ser feitos pelos sistemas.