O governo do Estado informou, hoje, que gerou 4.095 empregos diretos nas mais de 100 obras de Infraestrutura iniciadas e retomadas em todas as regiões de Mato Grosso, desde 2019, nas diversas modalidades, desde a parte de restauração, pavimentação, construção de pontes, passando pelo gerenciamento, gerenciamento ambiental e supervisão que também tem colaborado para que Mato Grosso figure em 1º lugar em número de novos empregos. O saldo do mês passado foi de 6.790 pessoas empregadas a mais, em todos segmentos da economia.
“Além de melhorar a qualidade de vida e de locomoção dos mato-grossenses, essas obras têm ajudado na logística para o transporte da produção da agricultura familiar e do agronegócio, além de empregar milhares de pessoas. Em um momento de pandemia, a criação de empregos é uma das políticas públicas mais importantes para a população”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O governador destacou que, no momento, o Governo do Estado está com mais de 1 mil km de obras de pavimentação em andamento, e outros 968 km de restauração e 72 pontes sendo tocadas. Esse grande volume de obras, segundo ele, movimenta toda a economia.
“Essa demanda de obras faz com que as construtoras e outras empresas envolvidas busquem mão-de-obra, gerando empregos. E aí precisam comprar cimento, tijolo, prego, estruturas. Consomem combustível. Pagam impostos que são revertidos em serviços para a população. Os trabalhadores recebem o dinheiro e usam no comércio e nos serviços da região onde a obra está sendo tocada. É um efeito cascata que traz inúmeros resultados positivos”, reforçou.
O levantamento do governo estadal mostrou que há uma ampla criação de novos postos de trabalho em todas as obras tocadas não só pelas empresas privadas, mas também pelas associações de produtores. A pavimentação do trecho da MT-140 entre Nova Brasilândia e Planalto da Serra, por exemplo, gerou 208 novos empregos para atender a demanda. Outros 136 novos postos de trabalho foram criados para dar cabo às obras de manutenção e pavimentação da MT-343 entre Cáceres e Porto Estrela até o entroncamento da MT-246, em Barra do Bugres, informa a secretaria adjunta de Comunicação.