As obras da travessia urbana de Rondonópolis poderão levar mais tempo para serem finalizadas. Hoje, o prefeito do município, Ananias Filho (PR), participou de uma reunião com diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Fraxe, para pedir mais tempo. A obra deveria ser entregue dia 8 de junho, mas devido a falhas na execução do projeto e na fiscalização, está atrasada.
Segundo Ananias, o departamento aceita o acordo se a prefeitura se comprometer em fazer a execução e a fiscalização da obra, por meio de um plano de ação que deve ser apresentado ao colegiado do Dnit para que a prorrogação seja aprovada. "Se tivermos condições vamos tocar a obra, senão tivermos, vamos ser francos e devolver o dinheiro", explicou o gestor, que quer a punição dos possíveis responsáveis pelos erros. "Quem errou, seja gestor, seja executor deve ser responsabilizado. A culpa só não pode cair sobre quem não deve", afirmou.
A travessia é parte de um convênio firmado entre a prefeitura de Rondonópolis e o Dnit, em 2009, no valor de R$ 54 milhões. As obras têm pouco mais de 13 quilômetros, deste total, 5 quilômetros de duplicação estão prontos mas já apresentam problemas na pavimentação, como rachaduras e trincas no pavimento.
Além do prefeito, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) também participou da reunião.