O presidente da OAB MAto Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, pediu ao presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante Júnior, ontem à tarde, durante a sessão do Conselho Seccional, providências urgentes quanto a declaração da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que a população estaria “refém de uma máfia de advogados que tiram o dinheiro das pessoas e não levam solução nenhuma, levam na realidade a um atraso burocrático nesse país monumental”.
Stabile disse que a entidade considera “aviltante e agressiva tal manifestação por atingir, não apenas os advogados de Mato Grosso, mas de todo o país. Estamos entregando pessoalmente a cópia da matéria para o presidente da OAB nacional para buscar medidas cabíveis para a reparação dessa ofensa”, declarou.
O presidente nacional, Ophir Cavalcante, disse que o fato foi uma surpresa e se declarou “estupefato” com a manifestação da ministra. “Essa declaração é uma enorme agressão, uma ofensa não apenas aos advogados, mas à cidadania. O Conselho Federal irá representar a ministra Izabella no Ministério Público e vamos pedir apuração da conduta dela junto à Comissão de Ética do Poder Executivo. Esse tipo de comentário não contribui para a luta maior que é a defesa do Meio Ambiente brasileiro. Há incompetência e a ineficiência do Estado que não tem estrutura e não se coloca na defesa ambiental. Esse é um discurso ‘panfletão”, de palanque e vamos buscar rapidamente as medidas necessárias”, sublinhou.