Os conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) escolhem hoje, a partir das 8h30, os seis nomes que irão compor a lista sêxtupla que resultará na indicação para desembargador do Tribunal de Justiça (TJ/MT) através do quinto constitucional.
De uma lista com 19 nomes, os mais cotados são os advogados Renato César Vianna, Cláudio Stábile Ribeiro, Luiz Ferreira, João Batista Beneti, Elarmin Miranda e Francisval Dias Mendes.
De acordo com o presidente da OAB em Mato Grosso, Francisco Faiad, o número de inscritos diminuiu de 20 para 19, conforme A Gazeta havia antecipado, porque foi aceito o pedido de desistência do advogado Nelson Pereira, que não pode pleitear a vaga por ocupar o cargo de vice-presidente da Ordem em Rondonópolis.
Ao todo, 34 conselheiros da Ordem devem participar da escolha. A OAB vai eleger uma lista sêxtupla que será encaminhada ao Órgão Especial do TJ/MT, que, por sua vez, escolherá três dos nomes indicados para compor uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador Blairo Maggi (PR), que dará a palavra final na escolha.
A vaga de desembargador foi aberta com o comunicado de aposentadoria de Munir Feguri, no último dia 28 de junho. A escolha desta vez compete à Ordem devido ao Quinto Constitucional, conforme preceitua a Constituição, já que a cada cinco vagas abertas uma é reservada ao Ministério Público e a outra à OAB.