O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso reúne seus 24 desembargadores para realizar quatro escolhas de novos membros para ocuparem as vagas abertas com aposentadorias de ex-magistrados. As vagas pelo critério de antiguidade deverão ser preenchidas pelos juízes Luiz Carlos Costa e Pedro Sakamoto, já que dificilmente pesaria contra ambos fatos desabonadores em sua conduta enquanto magistrados de entrância especial. Já para as vagas a serem preenchidas pelo critério de merecimento, a disputa deverá ser mais acirrada, pois 13 nomes postulam a indicação. Em conversas reservadas com desembargadores as chances maiores recaem nos nomes dos juízes Dirceu dos Santos que está indo para sua terceira postulação, portanto, se estiver entre os três mais votados da lista tríplice ganha automaticamente – e João Ferreira Filho, tido como um dos mais instruídos juiz de Mato Grosso.
Outros dois nomes foram citados com bastante frequência, Marilsen Andrade Addario e Sebastião Barbosa Farias, este último, inclusive, já foi indicado por duas vezes e se aparecer novamente na lista ganha o direito de ocupar a vaga. O aparecimento de favoritos não quer dizer que a disputa não possa ganhar outros contornos, até pelo fato de que cada um dos 24 desembargadores votantes tem direito a três, dois ou um voto, portanto, se ele escolher três nomes amplia as chances de uma disputa mais acirrada no critério de merecimento.
Das seis vagas que se encontravam abertas neste ano, duas já foram preenchidas. A do quinto constitucional do Ministério Público escolheu Marcos Henrique Machado e a vaga pelo critério de antiguidade premiou a desembargadora Maria Eroti- des Kneip.
Das quatro vagas que serão preenchidas hoje onde cada um dos 24 desembargadores terá que justificar seu voto argumentando o motivo da escolha, duas serão pelo critério de antiguidade e as outras duas pelo critério de merecimento.
Para concorrer às duas vagas de desembargador pelo critério de antiguidade foram referendadas as inscrições dos juízes, por ordem de antiguidade, Luiz Carlos da Costa, Pedro Sakamoto, Rondon Bassil Dower Filho, Adilson Polegato de Freitas, Cezar Francisco Bassan, Elinaldo Veloso Gomes, Marilsen Andrade Addario, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, Helena Maria Bezerra Ramos, Serly Marcondes Alves, Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis, Cleuci Terezinha Chagas e Ester Belém Nunes Dias.
Já pelo critério de merecimento, o Tribunal Pleno referendou as inscrições dos juízes (por ordem alfabética) Adilson Polegato de Freitas, Cezar Francisco Bassan, Cleuci Terezinha Chagas, Dirceu dos Santos, Elinaldo Veloso Gomes, Flávia Catarina Oliveira de Amorim Reis, Helena Maria Bezerra Ramos, João Ferreira Filho, Marilsen Andrade Addario, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, Pedro Sakamoto, Rondon Bassil Dower Filho, Sebastião Barbosa Farias e Serly Marcondes Alves.