PUBLICIDADE

Novos decretos mudam a forma da administração estadual

PUBLICIDADE

Pedro Nadaf 16 (Josi Pettengill)O governo do Estado baixa, a partir de hoje, dois decretos que irão provocar mudanças emblemáticas na administração de Mato Grosso. O primeiro prevê a descentralização da gestão de obras, determinando novos direcionamentos na execução das mesmas. O segundo decreto dispõe sobre alterações na ordem de “comando” das ações, atingindo diretamente pastas como a Secretaria de Estado de Administração (SAD), sob Pedro Elias.

Alterações também passam pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), a cargo do vice-governador Chico Daltro (PSD). Secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB), está à frente das inovações governamentais com foco no aperfeiçoamento de gestão no último ano de mandato do peemedebista.

Segundo Nadaf, a SAD continuará mantendo sua autonomia sobre ações específicas. A ideia é promover um ambiente de resolutividade de resultados, disseminando a prática da economicidade e ainda, da melhoria de eficácia.

O assunto foi discutido nos últimos dias entre o governador e o núcleo econômico do Estado, integrado por especialistas e técnicos. Após análise de relatórios de toda a estrutura de Governo, Silval chegou ao entendimento de que a descentralização de ações deverá provocar maior independência de setores. Isso, teoricamente, deve permitir maior celeridade no andamento dos planos da gestão. Os relatórios também indicaram que em determinadas áreas é preciso dar nova dinâmica para o pleno desenvolvimento dos projetos. Nesse cenário, o governador verificou ainda que, no atual formato, alguns setores são prejudicados por dependerem de outros.

O levantamento apontou ainda que o modelo em questão poderia impedir o cumprimento real de todo o conjunto de programas e projetos do Estado de Mato Grosso, previsto na planta de Governo da gestão Silval Barbosa. Nadaf assegura que, após implementadas as alterações, sistema de acompanhamento interno permitirá ao governador ter melhor visualização do curso das ações, com estimativas reais a respeito da conclusão e até superação de metas.

Silval demonstra preocupação em ano de Copa do Mundo e com as movimentações pertinentes às eleições. As exigências legais para equilíbrio entre receita e despesas estão sendo levadas à risca pelo governador. Pedro Nadaf, considerado o “homem forte” da gestão, se dedica ao desafio de maximizar o potencial de efeito da administração pública de Mato Grosso.

Secretários de Estado e chefes de autarquias serão comunicados sobre as alterações no decorrer desta semana, por meio de reuniões sistemáticas, conduzidas pelo secretário chefe da Casa Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE