Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso escolherão, nesta 5ª, às 13h30, o novo presidente, o vice-presidente e também o corregedor-geral da Justiça, por meio de voto secreto. O resultado da eleição será anunciado logo após o pleito. O sucessor de Rubens de Souza será empossado em março do ano que vem e comandará a corte até 2015.
De acordo com o Midia News, a tendência é de haver consenso nas escolhas. O desembargador Orlando de Almeida Perri deve ser candidato a presidente, Márcio Vidal a vice, e, Sebastião de Moraes, a corregedor.
A eleição dos novos membros é regida pelo Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que prevê, em seu artigo 47, que a escolha dos novos dirigentes seja feita no mês de outubro no ano anterior ao término de cada biênio. Também está determinado que a eleição será realizada por escrutínios distintos, sendo eleitos para os cargos aqueles que tiverem a maioria dos votos dos membros do Tribunal e, em caso de empate, o desembargador mais antigo e, se iguais em antiguidade, o mais idoso. É proibida a reeleição, assim quem tiver exercido qualquer cargo de direção por quatro anos, ou o de presidente, não mais figurará entre os elegíveis até que se esgotem todos os nomes na ordem de antiguidade, informa a assessoria
(Atualizada às 16:32h)