Com um discurso incisivo, para uma platéia de cerca de 800 convidados, o desembargador Leônidas Duarte Monteiro tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em sessão solene concorrida realizada na noite desta quinta-feira, na sede do Tribunal. Em seu discurso o presidente, que comandará as eleições municipais deste ano, defendeu com firmeza a abominação aos maus políticos que segundo ele “amesquinham uma atividade essencialmente nobre”, referindo-se à classe política, indispensável à existência e ao bom funcionamento do regime democrático.
O desembargador conclamou a todos os presentes que o ingresso desses maus políticos na vida pública seja cada vez mais dificultado. “Insisto, todavia, que os maus políticos, aqueles que , pelo seu comportamento desonesto, cínico, totalmente desprovido de um mínimo de dignidade e pudor moral, enodoam uma atividade, em si, extremamente dignificante, devem ter obstado, o seu ingresso na vida pública ou, se lá já estiverem que sejam daí expurgados, traidores, que são da confiança neles depositada”, afirmou Leônidas.
O presidente também chamou à responsabilidade os partidos políticos, que nas convenções deverão escolher os futuros candidatos que concorrerão ao pleito, e principalmente aos eleitores que vendem o seu voto e sua consciência em troca de dinheiro ou de qualquer outro tipo de vantagem.
Segundo Leônidas tal prática igualmente condenável contribui para a indigência moral da atividade política. “Não custa repetir que o voto é a grande arma do cidadão. É algo que corporifica, sim, a própria essência da democracia”, disse o desembargador.
Na solenidade, Leonidas também deu posse ao novo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Manoel Ornellas, que assumirá também o cargo de corregedor do TRE.