O novo presidente do Senado será escolhido no dia 1º de fevereiro, às 10 horas. Após a eleição deverá ser convocada uma nova reunião para eleger os demais membros da mesa diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes.
O atual presidente, senador José Sarney (PMDB-AP), não pode ser escolhido para o cargo nas eleições de fevereiro, pois ele foi eleito presidente em 2009, para um mandato de dois anos e em fevereiro de 2011.
A Câmara dos Deputados fará a eleição de seu presidente, no dia 4 do próximo mês também às 10 horas. Para as 16h já está marcada a sessão conjunta na qual o Congresso Nacional oficialmente abrirá os trabalhos legislativos do ano de 2013.
Conforme a Agência Senado, depois do ano legislativo aberto, o presidente do Senado (e do Congresso) poderá convocar uma sessão específica para a análise do Orçamento de 2013, que acabou não sendo votado no ano passado por causa de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que, em tese, impedia a realização de votações antes da apreciação dos mais de 3 mil vetos da Presidência da República a leis produzidas pelo Congresso.