O encontro entre os prefeitos de Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Itaúba, Nova Santa Helena, Matupá, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte e Marcelândia para definir o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável “Portal da Amazônia” deve ocorrer em Colíder, na próxima quarta-feira (10). A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo secretário Executivo do Consórcio, Humberto Paiva de Oliveira.
Ele explicou que o novo presidente é definido entre os 11 gestores dos municípios. “Para eleger um novo presidente é necessário cinco votos mais um, o que corresponde pela maioria dos representantes. Os prefeitos que tiverem interesse de ser candidato devem fazer o registro no dia da eleição. Porém, se apenas um apontar interesse é eleito por aclamação”.
Ainda segundo o secretário, a renúncia do prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves (PRB), da presidência do consórcio não causou atrasos nos projetos. “Não houve prejuízo pela saída do prefeito de Guarantã do Norte. A estrutura do consórcio continua firme. Entrará outro presidente e os interesses dos municípios prevalecerão. O novo presidente muda algumas coisa e implementa outras ações. No entanto, o perfil é continuar a fortalecer a marca sustentável da Amazônia”.
O Consórcio Sustentável “Portal da Amazônia” expôs alguns produtos da região em um feira na China, no mês passado. “Colocamos nossos produtos em uma das maiores exposições de produtos naturais na China. Fomos procurados por investidores e isso era uma perspectiva dos trabalhos deste ano. A intenção é fazer a internacionalização dos municípios. Em outubro, teremos uma missão empresarial e governamental novamente na China. Estamos buscando exposição dos nossos produtos e importação de tecnologia e máquinas para melhorar nossa produtividade. Entre os principais produtos estão o mel, castanha, própolis, guaraná e o pirarucu, que é trabalhado no mercado chinês”.
Conforme Só Notícias já informou, o prefeito Érico Stevan Gonçalves renunciou ao cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. Ele explicou que o principal motivo para o seu afastamento foi a "falta de tempo para atender a demanda do consórcio”. Ele substituiu o prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon (PSD), que passou o cargo no dia 1º de janeiro deste ano. O gestor de Guarantã do Norte foi eleito por consenso pelos prefeitos das cidades já citadas, em dezembro do ano passado.