A câmara voltou a atender o público, esta semana, e o novo presidente do legislativo, Jiloir Pelicioli, o “Mano”, já implementou algumas mudanças. A principal delas foi a redução no número de servidores comissionados. Apenas três dos nove da gestão passada foram mantidos. “Por enquanto, apenas três foram contratados e talvez mais um seja. Esta medida é com intenção de reduzir os gastos da casa, mas se for necessário preencheremos as vagas para melhor atender a população”.
Pelicioli disse que pretende acabar com os cargos de assessor parlamentar. “Hoje cada vereador possui um assessor e entendemos não ter esta necessidade. Só com esta medida estaremos economizando aproximadamente R$ 1,2 milhão em quatro anos. Vamos envolver a sociedade, se preciso for, para aprovar as reformas que pretendemos”.
Outra proposta elaborada pelo novo presidente é de extinguir a verba indenizatória dos vereadores, que gira em torno de R$ 6 mil por mês. “No Brasil, existem muitos políticos trabalhando em prol de si mesmo e sempre digo que meu mandato é da população. Por isso, algumas medidas vão ao encontro com o pedido dos luverdenses. Porém, não falarei em números ainda, pois queremos analisar os gastos com água, luz, telefone e assim tomarmos as medidas necessárias”.
Conforme o presidente, na primeira sessão do ano, será levada ao plenário a proposta que altera o horário das sessões, passando das 17h para às 19h. O dia da sessão, na segunda-feira, será mantido.
(Atualizada às 17:18h)