O novo horário de funcionamento dos órgãos ligados ao governo do Estado também atingiu a Farmácia de Alto Custo, em Cuiabá, e tem causado transtornos para os usuários. Com a implantação do horário de atendimento ao público, das 13h às 18h30, a aglomeração na hora de receber o medicamento tem sido imensa e o atendimento chega a demorar mais de três horas.
Neste sentido, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), apresentou indicação aos secretários de Administração (SAD) e de Saúde (SES), César Roberto Zílio e Vander Fernandes, respectivamente, para que a farmácia de alto custo retorne ao horário de funcionamento antigo. Ou seja, nos períodos matutino e vespertino.
"Se antes uma pessoa conseguia pegar seu remédio com 30 minutos, atualmente as pessoas chegam a demorar mais de três horas para serem atendidas. Os próprios funcionários estão se sentido pressionados pelo imenso aglomerado de pessoas", afirma o parlamentar.
Segundo Riva, as pessoas que chegam do interior são as mais prejudicadas, pois chegam cedo ao local para pegar o remédio e são obrigadas a esperar até o início do atendimento, que passou a ser às 13 horas. Outro problema sério ocorre na renovação do processo de pedido de remédio. O usuário do medicamento ou representante é obrigado agendar o dia para renovação, que normalmente ocorre 1 a 3 dias após o agendamento.
"A situação é ainda mais complicada para muitas pessoas que residem no interior. Há casos de pessoas que se deslocam 500 quilômetros só para fazer o agendamento. Depois, retornam para sua cidade e dois dias depois, são obrigadas a vir novamente à Cuiabá para renovação, ou seja, em dois dias essa pessoa precisa viajar dois mil quilômetros", questiona.