O coordenador da equipe de transição, Otaviano Pivetta (PDT), mostrou, esta manhã, um esboço de como deve ser estrutura do próximo governo que será comandado por Pedro Taques (PDT) e o vice Carlos Fávaro (PP). Dentro do planejamento está o corte dos cargos comissionados, que hoje chegaria a 6,4 mil, além da extinção ou fusão de secretarias. Das atuais 19, passaria para 12.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) se fundiria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) seria unida com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). Já a Secretaria de Cidades (Secid) passaria a ser intitulada de Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Regional. De acordo com informações do MidiaNews, esta nova pasta também agregaria a atual Secretaria de Cultura (Sec) e a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).
Seria criada a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) que englobaria as pastas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).
Pelo projeto apresentado seria criada a Secretaria de Estado de Gestão. A atual Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) perde o status de secretaria e fica diretamente ligada a governadoria. Permanecem iguais as Secretarias de Estado de Saúde, de Educação, de Meio Ambiente e de Fazenda (Sefaz). Todavia, nesta última, segundo Pivetta, haverá uma mudança. Ao invés de ser órgão de pagamentos e arrecadação, se transforma unicamente em órgão de arrecadação.
Veja como deve ficar a nova estrutura do governo:
Secretaria de Estado de Saúde
Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Segurança Pública
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Esporte, Lazer, Trabalho e Assistência Social
Secretaria de Estado de Educação
Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Regional
Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças
Secretaria de Estado de Gestão
Secretaria de Estado de Fazenda