O conselheiro José Carlos Novelli apresentou nesta terça-feira (1º), logo após ser eleito presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso para o biênio 2012-13, a versão primeira do plano estratégico para o período. O documento sintetiza as tarefas da primeira das três etapas do plano estratégico de longo prazo aprovado em maio deste ano, para o período de 2012-2017.
Na apresentação, Novelli anunciou fidelidade aos objetivos já traçados, assinalando, por outro lado, a intenção de alcançar "novos patamares de excelência nesta nova gestão". Novelli foi presidente do TCE no período de 2006-2007 e retorna ao cargo em função da legislação que regulamenta a escolha de presidentes no Tribunal mato-grossense. A regra alterna escolha entre ex-presidentes e conselheiros que nunca ocuparam o cargo, na perspectiva de continuidade administrativa e de que as gestões obedeçam ao planejamento estratégico de longo prazo.
O presidente eleito, que toma posse na primeira sessão plenária do mês de janeiro, disse que vai investir substancialmente na melhoria das condições de trabalho dos servidores, na qualidade e efetividade do controle externo, no apoio aos fiscalizados e no estímulo ao controle social. Afiançou ainda que reforçará o setor de tecnologia da informação, criando uma Secretaria de Gestão para essa área administrativa. A SGTI gerenciará 10 grandes programas de tecnologia, antecipou Novelli.
O Plano Estratégico 2012-2013 conta com 12 objetivos estratégicos e foi apresentado em formato de cartilha. A versão final, mais detalhada, com metas e iniciativas desdobradas e com os respectivos responsáveis, será apresentada no começo do próximo ano.