Ministério da Educação acaba de divulgar comunicado oficial sobre o adiamento da prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas deverão ser realizadas em 30 a 45 dias. Em razão do adiamento, o resultado final das provas, que estava previsto para 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.
Segundo a nota, após a reorganização da logística de aplicação do novo teste, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do ministério responsável pelo exame, irá comunicar aos participantes, por telefone e pela internet, as novas datas e locais do exame.
O Enem seria realizado neste fim de semana – 3 e 4 de outubro – mas foi cancelado porque a prova teria vazado. Segundo a nota oficial do MEC, esse adiamento se deu justamente “por motivos de segurança”. O texto reafirma que já foram tomadas providências no Ministério da Justiça e na Polícia Federal no sentido de apurar responsabilidades criminais relativas ao vazamento.
Cerca de 4,1 milhões de candidatos eram esperados para o exame. As provas seriam aplicadas nos próximos dias 3 e 4 em 113.857 salas de 10.385 escolas diferentes.
A partir deste ano, o Enem é requisito para a entrada em pelo menos 40 universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).