Os vereadores Luiz Carlos Gonçalves (PP) – presidente da Câmara de Nova Mutum e Airton Pessi (PSDB) – 2º secretário, participaram em Cuiabá de uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, no último dia 20. Também participaram do encontro o prefeito Lírio Lautenschlager, o secretário municipal de Saúde, Sidney Duarte Ferreira, e o deputado estadual, Guilherme Malouf.
Reivindicação antiga dos moradores, com relação a melhorias na saúde pública de Nova Mutum, os vereadores voltaram com a resposta de que "não existe a intenção de regionalizar o hospital Albert Sabin, pelo fato do número de habitantes da região ser inferior ao que comporta um hospital dessa categoria", afirmou Pedro Henry.
Um acordo com os municípios vizinhos deverá ser feito para melhor estruturar o hospital Albert Sabin. O objetivo é tornar Nova Mutum um centro de referencia mesmo sem regionalizar, atendendo aos municípios mais próximos. A proposta deve ser concretizada após estreitamento das conversas com as prefeituras da região e Governo do Estado. "Vamos apoiar essa iniciativa que deve beneficiar a nossa população", disse o vereador Airton Pessi.
Atualmente, tratamentos de maior complexidade são feitos somente em Sorriso ou diretamente em Cuiabá.