Começa hoje, em Mutum e Santa Rita do Trivelato, o período para a realização da troca dos títulos eleitorais antigos pelos novos. A mudança deve ser feita devido a instalação da 5ª Zona Eleitoral (antes em Poxoréu) para Mutum. Com isto, os documentos que anteriormente continham as informações da 7ª zona, em Diamantino, serão atualizados.
Ao todo, são 18 mil títulos envolvidos na mudança. Destes, pelo menos dois mil já foram entregues a população (como aqueles que pediram por segunda via) e os outros 16 mil serão trocados a partir de hoje. Em Nova Mutum, os eleitores podem esclarecer as dúvidas referentes as datas para troca do documento no cartório eleitoral, entre às 8h e 17h.
Já em Trivelato, a substituição poderá ser feita até dia 15 de dezembro, no posto eleitoral, entre 7h às 11h e 13h às 17h. Para efetuar a troca do título, os eleitores deverão estar munidos de documento oficial com foto. Durante os mutirões, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o morador poderá realizar outros serviços, como transferência de títulos e revisão.
Além de Nova Mutum, os mutirões também estão sendo realizados em Sinop, onde foi instalada, no início do ano, a 32ª Zona Eleitoral. Como no município já havia a 22ª, o eleitorado foi redistribuído entre ambas e os documentos reajustados. O próximo mutirão envolverá os eleitores que votam na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). São cerca de 42 mil títulos em Sinop e mais 10 mil entre União do Sul e Cláudia, onde a mudança também está ocorrendo.