Seis partidos políticos de Nova Mutum assinaram, esta semana, uma carta manifestando que devem formar coligação, com o PMDB, para as eleições de outubro: PTB, PSB, Democratas, PT, PC do B e PPL. Os dirigentes manifestaram apoio a pré-candidatura do prefeito, Lírio Lautenschlager à reeleição. Lirio ainda não se manifestou se deve ser candidato, mas nos bastidores a sigla peemedebista busca fortalecer seu nome. PSDB, PSD e PR também devem compor a coligação.
Os dirigentes das 6 siglas que assinaram o manifesto defendem a indicação do candidato a vice. A definição deve sair até o final do mês quando acaba o prazo para serem feitas coligações.
Os partidos de oposição também estão se articulando. Conforme Só Notícias publicou, desde abril os dirigentes do PDT, PP, PPS, PSDC e PRB vem se reunindo para discutir a formação de uma coligação e um candidato de consenso a prefeito. O nome mais cotado é o do ex-prefeito Adriano Pivetta (PDT), que administrou o município por dois mandatos (2001 – 2008).
Há poucos dias, Pivetta negou, em entrevista ao Só Notícias, que já seria pré-candidato a prefeito, conforme veiculado através da rede social Facebook. “Não autorizei ninguém a falar em meu nome. Ainda não existe nada definido com relação a isso”, afirmou. Entretanto, ele confirmou que a oposição contratou um instituto de pesquisa para um levantamento de informações. “Vamos ouvir a opinião da população com relação ao desempenho da atual administração e o que elas esperam do próximo prefeito. Após, os partidos de oposição vão conversar sobre pré-candidaturas”, falou.