O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta (PDT), sancionou lei elaborada pelo executivo e aprovada pela câmara que proíbe a comercialização de veículos automotores, conhecidos como feirões de carros em espaços cedidos por supermercados, feiras-livres entre outros no município. O objetivo é evitar que empresas de outros municípios realizem negócios em locais cujo alvará possui destinação específica. Argumentando ainda que esses eventos evitam geração de emprego, arrecadação de imposto e investimento público.
“A aprovação da lei é um avanço. Esta era uma cobrança feita pela classe comercial, que vê essa pratica como negativa, um mau habito. Empresas vem ao município, realizam as vendas, geram poucos empregos e renda, depois vão embora. Estamos de portas abertas para negociar incentivos fiscais, mas elas precisam ter interesse em se instalar no município, gerando consequentemente emprego e renda”, afirma Romário Limberger Júnior, secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
O projeto ainda prevê penalidades a empresas que realizarem os feirões, com multa inicial de R$ 5 mil e cassação de alvará de funcionamento. Fica permitida a realização de feirões de empresas situadas no município com autorização prévia da prefeitura.