A prefeitura está realizando a análise de propostas, desde a última semana, e será definida vencedora da licitação que executará a restauração no pavimento asfáltico da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes. A sessão pública do processo licitatório ocorreu dia 17 e o investimento previsto é de R$ 5,1 milhões.
O secretário chefe de gabinete do executivo, Edinaldo Nogueira, informou ao Só Notícias que “a pista tem 1,6 mil metros de extensão e 22 metros de largura, onde será feito o recapeamento em CBUQ (concreto betuminoso frio ou asfalto usinado a quente), tendo em mente melhorar as condições de pouso para aeronaves”. A área abrangida é 44 mil metros quadrados.
Também estão previstas ações como pinturas de ligação e as demarcações de orientação horizontal. “Já em uma outra fase, nós iremos implantar o balizamento noturno, com equipamentos de sinalização”, “é um outro convênio que está praticamente finalizado com a Sinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), de R$ 1,6 milhões”, descreveu Edinaldo.
As instalações têm estrutura para operar, segundo ele, somente das “6h da manhã até o fim da tarde, sendo que se tivermos alguma emergência noturna temos que ir a Lucas do Rio Verde ou Cuiabá”. Nesse sentido, “as balizas vão trazer um grande impacto tanto na atividade comercial, como na saúde, já que nosso hospital é regional e atende todo o estado”.
A meta é concluir o melhoramento da malha em até 70 dias, sendo que “o espaço vai ser interditado, estaremos verificando alguns aeroportos particulares no entorno, pessoas, pistas de pouso em propriedades rurais, visando desviar os voos até essas localidades”, concluiu Edinaldo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.