PUBLICIDADE

Nova Mutum receberá R$ 1,4 milhão do Programa ReLuz, diz prefeito

PUBLICIDADE

O município de Nova Mutum foi contemplado pelo Programa Nacional de Iluminação Pública Eficiente – ReLuz. A informação foi confirmada, hoje, pelo prefeito Lírio Lautenschlager. Serão investidos cerca de 1,4 milhão de reais na readequação do sistema de iluminação pública, bem como na substituição das velhas lâmpadas incandescentes ou de vapor de mercúrio pelas mais modernas de vapor de sódio, de cor âmbar (amarelada) e mais econômicas. Na segunda-feira, o prefeito estará na capital para tratar do assunto.
 
O ReLuz é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e desenvolvido pela Eletrobrás, através do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. O objetivo do governo federal é reduzir a despesa dos municípios com iluminação pública. O financiamento dos projetos é feito às concessionárias de energia elétrica – distribuidoras, transmissoras e geradoras – que, em articulação com as prefeituras municipais, executam os serviços.
 
O valor do financiamento corresponde a até 75% do valor total do projeto. O restante constitui a contrapartida das concessionárias e das prefeituras, que pode ser feita por meio de serviços próprios como: transporte, mão-de-obra, e outros serviços necessários à execução dos projetos.
 
De acordo com Lucio Silva, secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Nova Mutum, 100% da zona urbana dispõe de iluminação pública (4.800 postes), sendo que em 70% da cidade já são utilizadas lâmpadas de vapor se sódio. No mês de agosto, as avenidas Beija-Flores e Garças, no trecho compreendido entre as avenidas Araras e Arapongas, também foram iluminadas com 18 superpostes que utilizam as referidas lâmpadas. O investimento, na ordem de R$147.300, está proporcionando mais segurança e comodidade a população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE