O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, recebe, amanhã, a visita do presidente mundial do ISCC – International Sustentability and Carbon Certification, Norbert Schmitz, e vai mostrar o projeto piloto de certificação do município. O projeto, batizado de MutumGAP, envolve as normas ISCC, para biocombustíveis, e GlobalGAP, para a produção de alimentos.
O ISCC é o único sistema voluntário para certificar a sustentabilidade e o ciclo de carbono atualmente em vigor na Europa. A Alemanha foi o primeiro país da UE a aprovar em 2009 um conjunto de leis sobre biocombustíveis sustentáveis e a oferecer um padrão voluntário a respeito, e que em breve deverá ser aprovado para toda a UE.
No mês passado, Lírio participou da conferência Mundial do "International Sustentability and Carbon Certification" ISCC, em Bruxelas, na Bélgica e ainda conheceu programas de sustentabilidade em Berlim, Colônia e Frankfurt, ambas cidades da Alemanha. No evento, o prefeito mutuense apresentou um piloto sobre o programa de certificação Mutumgap. O interessante, segundo Lírio é o interesse que foi despertado em diplomatas e representantes de governos em conhecerem de uma forma mais detalhada o programa.
No mês de março, nos dias 14 e 15, a Dra. Katharina Böttcher, do Ministério da Agricultura da Alemanha, estará no município junto com outros integrantes daquele governo. "Todo o contato com o mercado exterior está atraindo os olhares externo para o município. Queremos blindar, garantir acesso ao mercado e agregar valores a produção local", conclui o prefeito.