O prefeito Lírio Lautenschlager, assinou, ontem, com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), Juares Silveira Samaniego a doação de um terreno para a construção da sede própria da instituição em Mutum. A obra tem previsão de ser concluída até o final do ano. A solenidade foi no gabinete do prefeito com a presença de representantes da Associação de Engenheiros de Nova Mutum, que também serão beneficiados com a obra, já que a sede da organização ficará instalada no prédio.
“O Crea é um conselho que fiscaliza a execução de obras de engenharia e cobra que elas sejam acompanhadas por um profissional capacitado e feitas de forma que não comprometam questões ambientais entre outros aspectos. É muito importante para o município a permanência de uma inspetoria, já que é uma forma de garantir maior segurança a sociedade”, destacou o presidente. “Já vamos providenciar o processo de licitação dos projetos e acreditamos que entre 15, 20 o trâmite inicie. Nossa expectativa é que em dois meses a obra comece a ser executada no município e que seja entregue ainda no mês de outubro ou no mais tardar no final de ano”, reitera.
Sobre a sede própria em Nova Mutum, foram doados para o CREA através de Projeto de Lei nº 1.532, de 3 de abril de 2012, um terreno no Jardim das Orquídeas, com área de mil m², no valor de R$ 20 mil e prazo de 12 meses para conclusão da obra. O município terá a quinta inspetoria no Estado.
Para o prefeito o compromisso da administração em prol de munir a população mutuense de serviços tem sido cumprido, a exemplo da instalação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), já inaugurado e em funcionamento; além das instalações do Cartório Eleitoral, Vara do Trabalho e a construção da unidade da Caixa Econômica Federal. “Temos trabalhado para a organização da sociedade mutuense, munindo a população de serviços. No caso específico do CREA, através de uma solicitação da Associação de Engenheiros locais conseguimos o apoio da instituição e agora teremos uma sede própria para ambos os órgãos e mais uma classe com representação local e que poderá prestar um melhor serviço para a comunidade”, concluiu o prefeito.
Atualmente, Nova Mutum possui 222 profissionais e 122 empresas registradas no município e região na área de engenharia civil e agronômica; além de técnicos de nível médio, agrícola, industriais que também atendem o município de Santa Rita do Trivelato. Em todo Estado, são 23 inspetorias, sendo que as sedes de Sinop, Rondonópolis, Primavera do Leste são próprias. Em Sorriso e Jaciara, assim como Nova Mutum, os terrenos já foram doados pelo municípios e as obras serão entregues ainda este ano.